Luciana Luiz
Brusque (SC)Luciana Luiz é curitibana radicada em Brusque (SC). É artista têxtil e utiliza a técnica do bordado – conhecida como pintura em agulha, para recriar pássaros realistas com suas cores e características originais. O resultado é incrível e o uso do suporte é realmente especial: folhas secas bordadas com toda a sua paixão pelos pássaros da flora brasileira.
Luciana é artesã há quase vinte anos e durante muito tempo dedicou-se à costura, produzindo peças artesanais em patchwork, mas sempre bordou e muitos dos seus trabalhos tinham detalhes bordados. Há cerca de quatro anos ela sentiu que o mercado estava saturado do patchwork e foi migrando para o bordado e buscava um novo segmento para suas criações.
A escolha temática dos pássaros foi natural pois sempre foram uma paixão: do papel de parede à diversas coleções e utilitários com aves brasileiras, os pássaros sempre foram parte do seu imaginário. Em sua casa vive o pássaro Carmel, da espécie algaporni, em uma gaiola com a porta aberta, livre para sair, passear pelo quintal e voltar ao aconchego para lhe fazer companhia enquanto borda.
Com a pesquisa e a produção o seu amor por pássaros cresceu e hoje dedica-se integralmente à criação de folhas secas bordadas com aves do Brasil. Parte importante do processo de criação são as imagens e referências fotográficas de pássaros que serão reinterpretados da forma mais fiel possível: as cores, texturas e singularidades que cada espécie apresenta.
Autodidata, foi preciso muita experimentação e, entre erros e acertos, hoje ela já domina a técnica de seleção, secagem e preparação das folhas para então começar a criação do bordado com a técnica de pintura de agulha. Este processo demora até quatro meses (a região fica muito úmida no inverno) e é preciso respeitar o ciclo das árvores e o tempo da natureza na desidratação das folhas para torná-las um suporte para suas criações.
Luciana borda nas folhas das árvores de Falsa-Seringueira, Pata de Vaca, Jaca e Uva-da-Praia para criar seus pássaros que já voam pelo Brasil e pelo mundo. O seu sonho é ampliar as espécies que ela já criou e espalhar seus pássaros para que eles levem alegria e reverência à natureza em toda sua rica, diversa e maravilhosa potência, através das suas folhas bordadas.