Cerâmica Baiana - Cabeça (M)
Cabeça de Cerâmica
Simulação de frete
Bahia
Auriel Nazaré
Auriel hoje é quem lidera a produção familiar de cerâmica artesanal, iniciada há 4 gerações na cidade de Maragogipinho, interior da Bahia, considerado o maior polo de cerâmica da América Latina.
Nessa família de 11 filhos, hoje ele é o único que nunca saiu da região para trabalhar com outra coisa, pois decidiu manter viva essa tradição, caso contrário, provavelmente iria desaparecer.
Se a produção acontece desde o século XVIII, Auriel Nazaré descobriu ainda muito pequeno que lá estava sua paixão: “a arte pede atenção só para ela. Não pode agredir a peça, a secagem deve ser feita na sombra para não rachar nem entortar” e ficamos horas conversando sobre cada detalhe do processo, e sobre como “o barro deixa a vida melhor”.
Todas as peças são 100% naturais, “argila sob argila”, e uma das técnicas utilizadas é a chamada “tabatinga”, cuja origem remete aos povos indígenas, primeiros habitantes locais. Essa técnica consiste em misturar diferentes tons de barro, e ele conta: “minha avó era indígena, usavam a tabatinga como pintura para adornar as peças”
Ele ainda diz que já sofreram muito na mão de atravessadores, que escondem a verdadeira origem das peças, e não mostram quem fez. Hoje diz preferir trabalhar com quem demonstra honestidade e sensibilidade.
Tamanho: 17cm altura x 15cm diâmetro
Valores por unidade/peça. Por se tratar de produtos artesanais, podem ocorrer variações em dimensões, cores e peso. As cores mostradas nas fotos podem apresentar variações conforme a tela ou monitor utilizados pelo usuário
Código de referência: 2483