Peneiras de Palha
Aracaju (SE)O grupo Peneiras de Palha foi formalizado em 2021, mas a atividade exercida pela família de Ítala Barreto é ancestral, e essa já é a quarta geração de artesãs que moldam a fibra e fazem trançados no povoado Colônia Vertente, em Aracaju.
Ítala é formada em Engenharia Florestal, com mestrado e doutorado em Ciências, e sonhava seguir a vida acadêmica, deixando para trás a herança do trançado de palha. Com o nascimento da filha, junto da crise acadêmica e sanitária que o Brasil enfrenta, ítala resgatou sua herança familiar e resolveu organizar a produção, divulgação e comercialização, criando o grupo Peneiras de Palha, buscando fortalecer e empoderar as doze mulheres de sua família que dedicam seus saberes na produção de cestarias.
A Peneiras de Palha se insere no mercado de artesanato através do comércio justo, que lhes garante uma renda digna e estável e o reconhecimento por seu ofício e suas criações, trazendo uma nova perspectiva do trabalho para a família Barreto, e hoje elas são artesãs orgulhosas de suas raízes, que redescobriram a potência e beleza que os trabalhos manuais agregam à sua vida e ao mundo.