Luiz Mauro
Campo Grande (MS)O artesão Luiz Mauro cresceu no interior do estado, muito próximo da natureza. Na fazenda onde morava com sua família, convivia com animais típicos da região pantaneira, como araras, tatus e macacos, que visitavam o quintal: “eles estavam sempre por lá, já eram parte da família”.
Foi lá também que teve suas primeiras experiências com o trabalho manual, realizando pequenos reparos e serviços na fazenda. Apesar de gostar das coisas da roça, Luiz precisou se mudar para a cidade, onde trabalhou durante 20 anos como segurança. Infelizmente enfrentou muitos preconceitos em função de uma dificuldade na fala, e quando decidiu que trabalharia sozinho, o artesanato surgiu em sua vida.
Em pouco tempo sua paixão por esse fazer se revelou, assim como a grande habilidade de trabalhar a madeira. Hoje Luiz Mauro cria com maestria banquinhos e esculturas, retratando com perfeição e sensibilidade a fauna local. Apesar das dificuldades de acessar o mercado consumidor, consegue viver com a renda do artesanato, e diz estar realizado, fazendo o que realmente gosta.