A Ilha do Ferro, situada a 18km do município de Pão de Açúcar, não é uma ilha como o nome indica. A história do povoado é semelhante a de inúmeros outros que encontramos às margens do Rio São Francisco, entre Alagoas e Sergipe. O que torna diferente o lugar é sua gente. Um dos moradores mais importantes moradores foi Fernando Rodrigues dos Santos, o Seu Fernando. Pescador, agricultor, caçador, poeta e um grande artista popular autodidata, foi responsável por ajudar a divulgar a potência que estava escondida na Ilha do Ferro. Não sabia ler, mal escrevia o próprio nome, mas deixou cadernos com seus pensamentos e memórias ditados em voz alta. Entre 1967 e 1981 começou a trabalhar com a madeira, fazendo cadeiras, bancos, mesinhas usando galhos mortos, e quase sempre inscrevendo frases e poemas em suas peças.
“Minha arte tem uma inteligência que só os artistas da natureza podem compreender” ele dizia. Seu ateliê se chamava “Boca do Vento” pois ficava atrás da casa, com vista para o São Francisco. É nesse mesmo local que ainda hoje, sua neta Camille e um grupo vasto de artesãos segue produzindo e dando continuidade ao imaginário mágico de Seu Fernando.
Tamanho aproximado: 8cm altura x 8cm largura (tamanho pode variar por se tratar de peças artesanais)
Valores por unidade/peça. Por se tratar de produtos artesanais, podem ocorrer variações em dimensões, cores e peso. As cores mostradas nas fotos podem apresentar variações conforme a tela ou monitor utilizados pelo usuário
Código de referência: 2723